Tempo de leitura: 6 minutos
O investimento em renda variável é aquele em que não se sabe qual será o percentual de retorno e não existe uma fórmula para calculá-lo. Pode ser por exemplo, ações em bolsa de valores, câmbio, ouro, entre outros.
Os rendimentos dependem de uma série de fatores, como conjuntura econômica e política, mercado internacional e assim por diante. Na renda fixa acontece justamente o contrário — o investidor sabe, no momento da aplicação, qual será o seu rendimento ou como ele será calculado.
Por isso, o investimento em renda variável é recomendado para quem tem uma boa resistência ao risco e entende que, com paciência e boas escolhas, é possível recuperar eventuais perdas e ter um maior rendimento no longo prazo. Mas se engana quem acha que a renda variável é um tiro no escuro apenas pelo fato de ser considerada uma aplicação de risco.
Todos os riscos da renda variável são calculados, isto é, os investidores fazem escolhas baseadas em análises detalhadas do mercado. Com isso, os rendimentos desse tipo de investimento podem ser superiores aos rendimentos da renda fixa.
Mas, afinal, como ter um bom retorno com o investimento em renda variável? Quer saber? Então, confira agora estes 6 segredos que separamos para você!
1. Mantenha-se bem informado
Quem quer investir em renda variável não vai conseguir fugir disso. Mantenha-se bem informado sobre o mercado nacional e internacional, os fatores que influenciam as bolsas de valores e o câmbio, os indicadores econômicos, a situação política e tudo mais que puder.
Acompanhe publicações da área, blogs, sites e jornais que tratam de investimento e economia. A maioria das corretoras de investimento disponibilizam para seus clientes relatórios econômicos, fundamentalistas e gráficos que podem te ajudar a decidir qual o melhor investimento no panorama do mercado atual.
Quanto mais você entender sobre a dinâmica dos investimentos, mais preparado estará para investir. Assim, você terá mais segurança lidar com as suas aplicações e até mesmo para escolher os profissionais que vão te auxiliar.
2. Conheça seus objetivos
O investimento certo para mim pode não ser o investimento certo para você. Da mesma maneira, o investimento que você faz pensando na sua aposentadoria não será o mesmo que faz pensando em quitar o apartamento daqui a 5 anos ou para pagar uma viagem para o seu filho no ano que vem.
Mesmo se tratando da mesma pessoa, o perfil de investimento pode mudar consideravelmente. Para cada objetivo, existe um tipo de investimento mais adequado. Por isso, é importante se conhecer e determinar metas para cada aplicação. Leve em conta fatores como:
- prazo de investimento;
- expectativa de retorno percentual;
- resistência ao risco;
- liquidez desejada.
Mesmo dentro da renda variável, existem investimentos mais conservadores e mais agressivos e você precisará se conhecer para fazer escolhas compatíveis com seus objetivos.
3. Planeje seu investimento
Muita gente pensa que a renda variável é exclusividade de grandes investidores, que têm muito dinheiro sobrando e podem se arriscar. No entanto, a verdade é que qualquer um pode investir em renda variável, desde que planeje o investimento.
O ideal é que você tenha uma certa reserva financeira e não dependa do dinheiro empregado na renda variável. Assim, você terá tranquilidade para lidar com eventuais momentos de instabilidade que podem acontecer.
Fazendo esse planejamento, você também evita de ter que tirar o seu dinheiro justamente em momentos de baixa. Tomando esses cuidados, você pode começar, mesmo com pouco, a extrair bons resultados.
4. Pense no longo prazo
O investimento em renda variável tem, geralmente, um risco maior do que a renda fixa. Por isso, é importante que você pense no longo prazo e não espere rendimentos imediatos.
É claro que você pode, por exemplo, comprar papéis de uma empresa em expansão e ver suas ações decolarem imediatamente. No entanto, o contrário também pode acontecer e você pode ter perdas no curto prazo.
A boa notícia é que, para quem tem paciência de esperar, a tendência é que o rendimento da renda variável fique positivo no longo prazo. Portanto, quando pensar em renda variável, pense em longo prazo e fique atento para recuperar seus investimentos no momento certo!
5. Diversifique seu investimento em renda variável
A velha máxima de não colocar todos os ovos na mesma cesta é ainda mais verdadeira quando falamos em renda variável. Diversificar é fundamental para garantir um rendimento médio e balancear os ganhos e o risco.
O ideal é que você divida seus investimentos em diferentes setores, em companhias já consolidadas e companhias em expansão, em ações e em outro tipo de renda variável etc. Fazendo isso, você não ficará dependente de um mercado único e estará menos vulnerável às oscilações individuais.
6. Conte com bons parceiros
O investimento em renda variável requer conhecimento especializado e atualizações constantes. Por isso, se você ainda não tem muita experiência nesse tipo de transação, a melhor saída é contar com a parceria de profissionais do ramo.
Ao contar com uma corretora de valores de confiança, você terá uma equipe de especialistas à sua disposição. Enquanto você poderia se dedicar aos investimentos apenas em uma parte do seu tempo, esses profissionais estão cuidando deles em tempo integral.
Assim, com a junção de conhecimentos atualizados, experiência e tempo de dedicação, esses parceiros conseguem maximizar os rendimentos e aumentar consideravelmente o seu retorno. Além disso, eles podem te auxiliar na escolha de investimentos que são compatíveis com o seu perfil e com as suas expectativas.
7. Invista em renda variável usando fundos de investimento
Se você quer diversificar os seus investimentos mas não tem tempo suficiente para acompanhar todos os fatores econômicos que podem influenciar no seu rendimento, uma boa saída é utilizar os fundos de investimento.
Ao escolher um fundo, você contará com um gestor profissional que vai se encarregar de acompanhar as oportunidades e os riscos do mercado. Você, como investidor, precisará apenas colher os resultados do fundo.
Por fim, ressaltamos que o investimento em renda variável é uma excelente oportunidade para potencializar seus ganhos. Lembre-se sempre que o retorno costuma ser proporcional ao risco e que, com bons parceiros, seu risco estará sob controle.
Planeje seu investimento, pense no longo prazo e diversifique sua carteira e você terá ótimas chances de ganho! Aproveite para saber mais sobre como investir na bolsa de valores, faça download gratuito do eBook O que você não pode deixar de fazer para ter Sucesso com Ações: